Os conselheiros do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tomaram posse nesta sexta-feira (30), na Casa dos Conselhos, no Jardim Ipiranga, em Americana.
A cerimônia contou com a presença do prefeito em exercício Odir Demarchi; da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes; do secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão; da coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial do município, Adriana Gomes dos Santos Soares; do representante dos membros da Sociedade Civil do conselho, Roberto Mendes dos Santos (Ameriafro); e do vereador Lucas Leoncine.
O Decreto Municipal 13.301/2023 foi assinado pelo prefeito em exercício, oficializando a posse de composição do COMPIR, vinculado à Secretaria de Assistência Social e criado em maio de 2022, com a sanção da Lei 6.636 pelo prefeito Chico Sardelli. O objetivo do órgão é auxiliar na organização e no processo de construção de políticas públicas que promovam os direitos humanos, enfrentando qualquer forma de discriminação e preconceito.
“O Compir é um conselho inédito em Americana. Só pode acontecer e está acontecendo porque o governo Chico e Odir é um governo humano. Nós queremos fazer políticas públicas certas e concretas na cidade. Eu peço a vocês para que nos ajudem a construir essas políticas. A gente precisa de vocês ao nosso lado”, disse Odir.
“O meu desejo é de sucesso, que esse conselho venha olhar as dificuldades que a população negra enfrenta e que possa nos ajudar na construção de políticas públicas de igualdade. Que seja um conselho atuante e forte”, destacou a secretária de Assistência Social Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
Após a solenidade de posse dos membros, foi eleita a diretoria do COMPIR. O órgão será presidido por Roberto Mendes dos Santos e terá Cláudia Monteiro da Rocha Ramos como vice-presidente e Adriana Gomes dos Santos Soares como 1ª secretária.
“Estou emocionado, é uma data histórica para a cidade de Americana. Essa ferramenta, o COMPIR, será muito importante para a elaboração de políticas de combate ao racismo na área da saúde, educação, segurança e na geração de empregos para a população negra”, disse Roberto Mendes.
“Eu vejo a felicidade no rosto de cada um aqui. Foram momentos de luta e de conquistas. Que toda essa luta e esse trajeto se concretizem em políticas públicas que ultrapassem gerações”, destacou Adriana Gomes.
A composição do COMPIR é a seguinte:
I – Representantes do Poder Público:
a) Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos:
– Titular: Adriana Gomes dos Santos Soares;
– Suplente: Gisele Feltrin Ferraz Nascimento;
b) Secretaria de Cultura e Turismo:
– Titular: Matheus Lirani dos Reis;
– Suplente: Júlio Cezar Tomaz Silva;
c) Secretaria de Educação:
– Titular: Dulcinéia Pereira Pires;
– Suplente: Silmara Patrícia Junque Sachetto;
d) Secretaria de Saúde:
– Titular: Maria Thereza da Silva Dias;
– Suplente: Lea Amabile;
e) Secretaria de Planejamento – Desenvolvimento Econômico:
– Titular: Reginaldo Caetano de Souza;
– Suplente: Grace Barbosa Guedes;
II – Representantes da Sociedade Civil:
a) Representantes de organizações da sociedade civil com atuação na defesa dos direitos da comunidade negra e no combate ao racismo, bem como voltadas às religiões de matriz africana, cultura afro-brasileira e outros segmentos étnicos, com representação no Município de Americana:
– Titular: Roberto Mendes dos Santos (Ameriafro);
– Titular: Benedito Samuel Barboza (Associação Quilombo da Paz);
– Titular: Reinaldo Ribeiro dos Santos (Projeto de Capoeira Força e Fé);
– Titular: Cláudia Monteiro da Rocha Ramos (UNEGRO);
– Titular: Ester dos Santos (Grito das Excluídas e Excluídos);
– Titular: Adriana Ferreira Pires (Centro Cultural Candeeiro);
– Titular: Sebastiana Lopes Perin (ASTA – Associação dos Sem Teto de Americana);
– Suplente: Denize Ramos Ferreira (Coletivo Povos & Etnias);
– Suplente: Wilza Carla Mendes Leme da Silva (Instituto Assistencial e Cultural Imperatriz
Americanense);
– Suplente: Wagner José Salvato (Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro – ACMCA);
– Suplente: José Luiz Capelletti (Coletivo Audiovisual Batakotô);
b) Representantes de Entidade de Classe e/ou instituições de ensino superior e que tenham comprovadamente atuação na questão de combate ao racismo:
– Titular: Patrícia Sparn ( Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São
Paulo – APEOESP);
– Suplente: Emerson Adagoberto Pinheiro (OAB).