Americana ficou entre as 60 cidades com melhores resultados na alfabetização de crianças na idade certa. A premiação considera a Avaliação de Fluência Leitora feita em 2023, na qual o município registrou 66% de crianças leitoras com até 7 anos. O resultado levou Americana a integrar o grupo de cidades destaque no percentual de crianças leitoras.
O prefeito de Americana, Chico Sardelli, recebeu a premiação Município Destaque na Alfabetização, entregue na capital paulista em cerimônia com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, última semana. O secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, também participou do evento, realizado na Sala São Paulo.
“Hoje é um dia muito feliz para Americana do presente e do futuro. Figurar entre os melhores municípios paulistas na alfabetização de crianças é motivo de muito orgulho e sinal de que nossos profissionais estão trabalhando por uma Educação de excelência. Parabéns a todos os educadores por esta conquista, esse prêmio é de vocês”, declarou o prefeito Chico Sardelli.
O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, comemorou o resultado. “A Secretaria de Educação de Americana se mobilizou para a realização da Avaliação de Fluência Leitora, quando pudemos mensurar o resultado real da dedicação diária de nossos profissionais. E o reconhecimento veio, estamos entre as melhores cidades paulistas no quesito alfabetização e agradeço o prefeito Chico Sardelli por todo compromisso com as pautas da Educação. Seguiremos trabalhando para que nossas crianças sejam, cada dia mais, alfabetizadas na idade certa”, declarou.
No evento, o governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Renato Feder, lançaram o programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.
A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim de 2026. Para isso, os municípios vão receber material didático e apoio na formação de professores e haverá, ainda, ampliação da Avaliação da Fluência Leitura. Na avaliação em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.
A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação de Americana, Leon Botão, e de representantes da Secretaria Municipal de Educação.