A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (13) o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação acontece das 8h às 16h nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Parque Gramado, Jardim Boer, São Domingos e Jardim São Paulo.
Os profissionais de saúde também vão atualizar a caderneta de vacinação e realizar a pesagem do Bolsa Família, condição necessária para avaliação nutricional das pessoas beneficiadas pelo programa do Governo Federal.
Durante o Dia D não será aplicada a vacina contra a dengue, que estará disponível de segunda a sexta-feira, a partir desta quinta (11), em todas as unidades básicas de Americana, para crianças entre 10 e 11 anos.
“O Dia D é um momento em que intensificamos a vacinação no município e ampliamos o acesso ao serviço de saúde com a abertura de unidades também no final de semana. É importante que os moradores se conscientizem da importância da vacina para evitar casos graves de gripe”, afirma a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
A vacina contra a gripe contempla atualmente os seguintes grupos:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Idosos
– Gestantes
– Puérperas
– Professores e funcionários de escolas (pública ou privada)
– Indígenas
– Trabalhadores da saúde
– Pessoas com deficiência permanente
– Adolescentes em medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Pessoas com comorbidades
– Integrantes das Forças Armadas
– Pessoas em situação de rua
– Integrantes das Forças de Segurança e Salvamento
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores do setor portuário
– Trabalhadores do sistema prisional
Todos os profissionais dos grupos prioritários devem comprovar atuação por meio de holerite, crachá ou carteira de conselho de classe para receber o imunizante.
Para a vacinação das crianças, os pais ou responsáveis legais têm que obrigatoriamente apresentar a caderneta de vacinação de rotina dos menores.
No caso das pessoas com comorbidades, é necessário levar receita, laudo ou carta médica que comprove a doença. Os indivíduos com deficiência permanente podem apenas se autodeclarar.