Santa Bárbara d’Oeste completa nesta quarta-feira (4) 206 anos de fundação. Durante este tempo, a cidade cresceu, desenvolveu-se e se tornou referência na região, no Estado de São Paulo e no Brasil. Fundada em 4 de dezembro de 1818, a cidade tem uma trajetória marcada pelo crescimento.
Com uma população de aproximadamente 195 mil habitantes, segundo o IBGE, Santa Bárbara d’Oeste se destaca pela infraestrutura e qualidade de vida. Carinhosamente conhecida como a “terra de Dona Margarida” devido à história de sua fundação. Dona Margarida foi a esposa do Capitão Manoel Jorge Rodrigues, um dos fundadores da cidade. Eles foram responsáveis por doar terras para a construção da capela dedicada a Santa Bárbara, que acabou dando nome à cidade.
O município também é conhecido pelas opções de lazer e cultura. Entre os pontos de destaque estão o Parque dos Ipês e o Museu da Imigração, que preserva a história dos imigrantes norte-americanos que se estabeleceram na região no século XIX. Santa Bárbara d’Oeste oferece uma variedade de atividades esportivas, com instalações que atendem desde o público infantil até a terceira idade.
O Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a rica história da imigração na cidade, com destaque para os imigrantes norte-americanos que se estabeleceram na região após a Guerra de Secessão. No museu, é possível encontrar um acervo diversificado que inclui objetos, documentos, trajes e fotografias históricas. Além disso, o museu realiza exposições permanentes e temporárias, atividades culturais e educativas, e conta com uma biblioteca especializada, proporcionando uma experiência enriquecedora sobre o desenvolvimento e a cultura local.
A cidade tem se desenvolvido com estruturas de saúde, como os Complexos Regionais de Saúde, o Centro de Referência em Saúde da Mulher, o CAPS Infantojuvenil e o Laboratório de Análises Clínicas. Além disso, há desenvolvimento em creches e a oferta de ferramentas aos alunos e professores do município, visando a melhoria da qualidade de vida do povo de Santa Bárbara.
Além de se tornar um grande polo cultural para a sociedade, com a promoção de eventos como Rock Fest, Festival Gastronômico, Festival Tradições, Festa da Negadinha, FÉstival, Via Crucis, Feira das Nações, Festival Raízes e Carnaval SBO atraem milhares de pessoas de todas as idades nas diversas estruturas espalhadas pela cidade, entre elas o Complexo Usina Santa Bárbara e o Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Gerando o fortalecimento econômico da cidade e deixando registrado a marca de Capital Estadual da Cultura reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo.