Capivaras esterilizadas em Campinas recebem marca de coração

Foto: reprodução

As capivaras da Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), receberam tatuagens em formato de coração como parte de uma campanha de esterilização promovida pela prefeitura. A tatuagem é feita através da raspagem do pelo dos animais que passaram pelo procedimento cirúrgico, facilitando o monitoramento pós-operatório. Esta ação faz parte do plano de manejo iniciado em setembro, que visa controlar a população de capivaras, hospedeiras da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela.

Rodrigo Pires, gestor ambiental e assessor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), destacou que a castração promove o bem-estar dos animais e diminui o risco de transmissão da febre maculosa. Além disso, todas as capivaras estão sendo microchipadas, permitindo acompanhamento ao longo de suas vidas. Até o momento, 53 capivaras foram esterilizadas em três campanhas de cirurgia.

O plano de manejo inclui a ceva, uma técnica de captura que atrai os animais com alimentação controlada em locais e horários específicos. Após a captura, as capivaras são levadas para esterilização. Os primeiros animais a passarem pelo procedimento vivem no Parque Taquaral, Lago do Café, Parque Ecológico e Parque das Águas.

A esterilização das capivaras é uma técnica auxiliar para prevenir a transmissão da febre maculosa. A doença pode ser transmitida quando um carrapato se alimenta do sangue de um animal infectado e depois pica uma pessoa. A capivara não transmite diretamente a doença às pessoas. Ao impedir o nascimento de novos indivíduos, o ciclo de transmissão da bactéria causadora da doença deve ser interrompido a médio prazo.

O DPBEA continua com a ceva, captura e castração, uma vez que a população de capivaras varia sazonalmente. A administração municipal aposta na esterilização como uma medida eficaz para controlar a população e prevenir a febre maculosa.

Noticias relacionadas

Nossas redes sociais

Outras categorias

Principais

Categorias