O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, anunciou nesta semana o início das obras do prédio do futuro Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa, em um terreno público situado na Avenida Brasil, no Parque Fabrício. O canteiro de obras já está sendo instalado e, após a limpeza da área, o espaço será cercado com tapumes.
Vinculada à Secretaria de Saúde do Município, a unidade vai ter 385 metros quadrados de área construída, em um investimento estimado em cerca de R$ 1,2 milhão. A construção da unidade foi viabilizada como contrapartida ao Município pela implantação de um novo condomínio horizontal de casas de alto padrão pela Apuamã Empreendimentos e Participações Ltda, o Village Di Capri.
O Bem-Estar Animal será um ambulatório veterinário para pets de famílias de baixa renda da cidade, bem como para casos de emergência envolvendo animais acidentados em vias públicas ou bichos silvestres resgatados ou capturados pelas polícias ambientais. “É mais um compromisso da nossa gestão que conseguimos viabilizar, atendendo uma parcela importante da nossa população e indo ao encontro da minha história pessoal como médico veterinário e defensor da vida e da causa animal”, afirmou Leitinho.
O projeto arquitetônico prevê consultórios, centro cirúrgico, pós-operatório e ambulatório e foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura de Nova Odessa, com apoio da equipe do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Após concluída a obra civil, o local deverá ser equipado e mobiliado.
“Será um serviço para atendimento de emergências veterinárias de animais de famílias carentes da cidade, que têm o seu bichinho de estimação em casa, mas não podem pagar uma clínica veterinária. Também nos deparamos muitas vezes com animais soltos doentes ou acidentados, que merecem um cuidado adequado. Sou médico veterinário, tenho toda uma vida de luta nessa área e vamos manter a cidade como referência nessa área”, afirmou recentemente o prefeito Leitinho.
Mas atenção: o Bem-Estar Animal não será um “canil e gatil” municipal e não deve ser confundido com abrigo para animais abandonados – papel este que vai continuar sendo desempenhado pela ONG parceira do Município, a AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa).