O feriado de ano novo foi marcado por diversos acidentes com animais devido a soltura de fogos com estampido. Em Sumaré, uma cachorra da raça pastor-belga pulou do quarto andar no bairro Matão. O caso chamou a atenção pela gravidade dos ferimentos e o estado em que os protetores encontraram o animal.
O resgate foi feito pelo vereador Alan Leal (Patriotas), integrante do movimento Cadeia Para Maus-Tratos. Ele postou o vídeo em suas redes sociais.
A ONG Amor de Bicho de Campinas, que cuidou do animal após o resgate, postou nas redes sociais que a cachorrinha não resistiu, devido aos graves ferimentos, inclusive o coração dela havia se deslocado, e havia mais de 10 litros de ar no pulmão.
Até agora não há informações sobre o tutor.
O que diz a lei?
Desde 2021, foi sancionada pelo então governador João Doria lei que proíbe queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido no Estado.
A multa em caso de descumprimento, a multa prevista é de 150 vezes o valor da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), cerca de R$ 5.100.