Nova Odessa celebra o Dia da Água com represas 94% ‘cheias’ – e novo reservatório a caminho

Nova Odessa celebra o Dia da Água

Neste Dia da Água (22/03), os moradores de Nova Odessa têm o que celebrar: segundo a Coden Ambiental, graças às chuvas constantes dos últimos 4 meses e às ações da própria empresa municipal de Saneamento Básico, as represas de abastecimento atingiram a marca de 93,96% de suas capacidades somadas, trazendo segurança hídrica para o próximo período de estiagem, durante o inverno deste ano.

Além disso, na última semana, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) confirmou que o Município já recebeu da Justiça o documento de posse da área desapropriada de 51 mil metros quadrados onde será construída a Represa Recanto 4, a primeira em mais de 30 anos na cidade. A Prefeitura recolheu judicialmente o valor de R$ 1.169.748,00 pela área.

Segundo o engenheiro Rean Sobrinho, diretor técnico da Coden, em março de 2022 (exatamente um ano atrás), o índice geral das represas Recanto 1, 2 e 3 e das represas Lopes 1 e 2 era de 86,76%. No mesmo período de 2020, esse percentual de “represas cheias” estava na casa dos 73,26%. “O pior período foi em outubro de 2020, quando os volumes somavam apenas 36,28%”, apontou Sobrinho.

“Por um lado, as chuvas prejudicam nosso cronograma de limpeza e roçagem das áreas e vias públicas, mas por outro nos dão essa segurança hídrica que é muito importante para o pai e a mãe de família, para a dona de casa, para o empresário – em saber que eles vão chegar em casa, na loja ou na empresa em junho, julho e terão água na torneira para fazer a comida, tomar banho, lavar a louça, trabalhar”, comentou Leitinho.

“Temos que destacar o trabalho que a Coden está fazendo nessa área nos últimos anos, limpando e desassoreando as represas e aumentando a capacidade de tratamento de água. Isso sem falar na finalização da construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Santo Ângelo e na instalação de 100% de redes de água no Pós-Anhanguera”, acrescentou o prefeito.

“Independente de estarmos em um ano bom, com um volume seguro de água nas represas, é preciso reforçar sempre que todos nós devemos usar a água de forma consciente. Esse é nosso foco no Dia da Água – e durante todo o ano: defender e praticar o uso racional desse bem tão precioso. Assim, teremos segurança e conforto a longo prazo”, orientou o engenheiro Rean Sobrinho, da Coden.

A empresa municipal e a Secretaria Municipal de Educação estão promovendo uma extensa programação de ações nesta Semana da Água. Saiba mais em http://www.novaodessa.sp.gov.br/ e https://coden.com.br/.

Entre as ações de 2021 a 2023 a favor de uma maior segurança hídrica de Nova Odessa, estão o licenciamento da captação na bacia do Córrego Palmital e a construção de uma adutora até a ETA 1. A Coden ainda promoveu ano passado o desassoreamento da Represa Lopes 1 e a limpeza das macrófitas e algas da Represa Recanto 1 – onde estão as duas principais captações de água bruta da cidade –, além da limpeza do trecho novaodessense da Represa do Salto Grande, próximo à Captação da Represa Santo Angelo, entre outras medidas.

A CODEN HOJE

Hoje, 100% da população local (estimada em 61 mil habitantes) é atendida pela Coden Ambiental com água tratada, considerada uma das melhores da região. Até recentemente, esse percentual era de 98%, mas a inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Santo Ângelo e das obras que levaram água tratada encanada aos bairros do Pós-Anhanguera, em fevereiro de 2023, conferiram à Nova Odessa a universalização desse serviço.

Fundada há 45 anos, a Coden conta hoje com um sistema de captação formado por sete represas – Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2, Santo Ângelo e Palmital –, de onde são retirados até 22,6 milhões de litros de água por dia.

Também dispõe de cerca de 2,6 milhões de metros cúbicos de água bruta reservada e, diariamente, trata em média 16 milhões de litros, que são distribuídos a 25 mil residências e estabelecimentos por uma rede de mais de 295 Km.

Assim que a ETA 2 estiver operando com sua capacidade máxima, o consumo dos 18 bairros que serão gradualmente beneficiados por essa unidade poderá ser efetivamente medido, o que deverá elevar a quantidade de água tratada.

No que se refere ao esgoto sanitário, 96% da população é atendida por uma rede de mais de 279 Km de extensão, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. E o serviço de coleta de lixo recolhe, aproximadamente, 1,3 mil toneladas de resíduos por mês.

Noticias relacionadas

Nossas redes sociais

Outras categorias

Principais

Categorias