A SJC (Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo) promove nos próximos dias 20 e 21 de abril (quinta e sexta-feira), em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa, o primeiro mutirão de atendimentos gratuitos do Projeto Cidadania Itinerante na cidade.
O local escolhido para o estacionamento da unidade móvel (uma van adaptada) é o salão da Comunidade Bom Jesus (na Rua Oscar Araium, nº 419 – Jardim Monte das Oliveiras). Nos dois dias, o atendimento da unidade móvel na região mais populosa da cidade acontece das 9h às 17h.
“É importante que o Governo do Estado se alie com as prefeituras paulistas para oferecer cada vez mais serviços e mutirões de atendimento que atendam às necessidades da população que mais precisa. Por determinação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), a Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, apoia e estará presente nos dois dias de ação no Monte das Oliveiras e região”, assegurou o secretário da pasta, Rafael Brocchi.
Os serviços disponíveis incluem: agendamento e emissão de 2ª vias (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito, CPF); emissão de atestados de antecedentes criminais; baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; renovação de CNH; entrada no Seguro Desemprego; emissão de 2ª via de contas de água e luz; elaboração de Currículo Vitae; consultas ao Serasa; e orientações diversas, entre outros.
Também são feitos encaminhamentos e acolhimentos de denúncias dos diversos programas e coordenadorias da SJC, incluindo: Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS); Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI); Políticas para a Mulher (CPMULHER); Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP); Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI); Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC); Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM); e Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania.
O projeto visa possibilitar aos munícipes o acesso aos serviços e orientações da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos individuais. A iniciativa conta com a parceria de outras Secretarias de Estado, entre elas a de Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Econômico. Em cada localidade, a ação pode contar também com outras parcerias.