O acompanhamento de pacientes com Covid-19 após alta hospitalar implantado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, foi retratado em artigo da Revista Caribeña de Ciências Sociales, vinculada à Universidade de Málaga, na Espanha. O projeto intitulado “Superação – Linha de cuidado do paciente diagnosticado com Covid-19 após alta hospitalar no município de Americana” foi publicado na edição deste mês da revista.
O trabalho tem como autores o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira (Doutor em Saúde Pública), o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner (Especialista em Direito Administrativo), a diretora superintendente da Fusame, Lilian Franco de Godoi (Especialista em Gestão em Saúde), a chefe de Gabinete, Laíny Ferreira (Bacharel em Administração), a coordenadora do Núcleo de Especialidades, Valeska Dalanezi (Especialista em Segurança do Paciente), as diretoras Juliana Toso Chagas Cantelli (Especialista em Gestão de Saúde) e Luciara Irene de Nadai Dias (Doutora em Ciências Médicas), além da representante da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Odara Maria de Sousa Sá (Doutora em Ciências da Saúde).
“A publicação desse projeto é o resultado do esforço conjunto dos profissionais, que buscam minimizar os impactos da Covid-19 em usuários com sequelas da doença. Foi um trabalho bem articulado e que resultou em muitos benefícios a essas pessoas. E isso demonstra quão engajadas estão nossas equipes, que não têm medido esforços na busca por melhor qualidade de vida aos usuários da nossa rede”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O projeto foi aplicado entre outubro de 2021 e abril de 2022 e consistiu no acompanhamento de pacientes acometidos de Covid-19 após a alta hospitalar. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Esportes.
A implantação do projeto possibilitou acesso da população ao acompanhamento especializado pós-Covid, consolidando uma linha de cuidado de tratamento pós alta hospitalar. Também foi possível otimizar os recursos disponíveis, direcionando esforços para as áreas que mais necessitavam, evitando sobrecarga dos serviços de saúde.
A Revista Caribeña de Ciências Sociales tem por objetivo difundir o conhecimento na área das ciências sociais por meio da publicação de artigos científicos que apresentem contribuições significativas na sociedade em geral. Todos os seus artigos são indexados em bases de dados científicas internacionais, como Latindex, IDEAS, EconPapers, Dialnet, Miar, CSIC Índices e Plataforma Sucupira.
A publicação do trabalho pode ser consultada por meio do link: https://revistacaribena.com/ojs/index.php/rccs/issue/view/115.