A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (22) a prisão de nove pessoas suspeitas de planejar o assassinato de agentes públicos, entre eles o senador Sérgio Moro. Seis delas integram a nossa região nas cidades de Americana, Santa Bárbara, Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré.
A facção criminosa foi detectada pela Operação Sequaz, que cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Dos nove presos, seis foram detidos na região de Campinas e outras duas pessoas foram detidas em Guarujá (SP) e São Paulo.
Entenda o caso:
A ação dos bandidos seria uma reposta a Sergio Moro que, quando ministro de Segurança Pública, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinou a transferência do chefe do PCC, o Marcola, e outros integrantes da facção para um presídio de segurança máxima.
Segundo a PF, além do plano de executar Moro, sequestros de autoridades também eram previstos. Outro alvo do plano era o promotor Lincoln Gakyia, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente (SP).
Os planos seriam uma retaliação a uma portaria do governo que restringia visitas em presídios federais, além do pacote anticrime.
Confira as cidades com integrantes da facção criminosa:
- Americana – 1
- Sumaré – 7
- Hortolândia – 2
- Santa Bárbara d’Oeste – 2
- Nova Odessa – 1
- São Bernardo do Campo – 1
- Diadema – 1
- Guarujá – 7
- Andradina – 1