O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe a montagem da ópera Cavalleria Rusticana, do compositor Pietro Mascagni, na próxima quinta-feira (21), às 20h. O espetáculo será realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, em parceria com a Companhia Ópera São Paulo e Orquestra Filarmônica de Rio Claro.
Os ingressos podem ser trocados por um litro de água sanitária na bilheteria do teatro, diariamente, das 9h às 17h, e na quinta-feira até uma hora antes do início da apresentação. A realização é da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A montagem terá cenário, luzes e tradução simultânea. No elenco, grandes nomes do canto lírico do Brasil, como o tenor Marcello Mesquita, as sopranos Mayra Terzian e Cristiane Mesquita, a mezzo-soprano Marcela Bueno e o barítono Tomás David. Haverá ainda a participação do Coral Lírico “O Mensageiro” e do Coral da Guarda Mirim, ambos de Rio Claro. A direção geral é de Paulo Abrão Esper.
“É uma obra maravilhosa, uma grande oportunidade para quem aprecia o gênero ou também para quem nunca assistiu a uma ópera”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
Sobre a obra
Composta a partir de obra homônima de Giovanni Verga, Cavalleria Rusticana se passa em um vilarejo siciliano, no domingo de Páscoa.
Após um sombrio prelúdio orquestral, Turiddu, amante de Santuzza, canta uma siciliana para Lola, esposa de Alfio. Santuzza, suspeitando da infidelidade do amante, vai à taberna de Lucia, mãe de Turiddu, e narra que, antes de partir para se tornar soldado, ele era noivo de Lola, mas quando retornou, a encontrou casada. Ressentido, seduziu Santuzza, mas logo tornou-se amante de Lola. Após uma briga com Turiddu, Santuzza não resiste a denunciar a infidelidade a Alfio, que desafia o traidor para um duelo, garantindo à obra um fim trágico.
O Teatro Municipal Lulu Benencase fica na Rua Gonçalves Dias, 696 – Jardim Girassol.