Thiago Brochi soma conquistas para a segurança pública em Americana

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), teve atuação na intermediação de verbas que trouxeram diversos investimentos e melhorias para a área da Segurança Pública.

Um deles foi para o 10° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Piracicaba. Com efetivo de aproximadamente 200 policiais e 30 viaturas, atende a 52 municípios da região (incluindo Americana), seguindo o padrão do policiamento de Choque e da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Uma emenda federal solicitada pelo vereador, de R$ 300 mil, foi utilizado para a compra de equipamentos modernos de uso táticos, totalizando 18 itens. Os policiais estão preparados para patrulhamento tático; gerenciamento de crises e negociações com reféns; busca e localização de artefatos explosivos; conduta de patrulha em locais de risco; controle de multidões; e policiamento em eventos e praças desportivas.

Thiago Brochi também foi responsável por ajudar na maior entrega de armamentos na história de mais de 80 anos da Gama (Guarda Municipal de Americana). Foram solicitadas ao deputado federal licenciado, atual secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que enviou 120 pistolas calibre 9 milímetros e 95 pistolas ponto 40 (.40) aos GCMs. Com isso, foram aposentados os antigos revólveres calibre 38.

“A nossa Guarda Municipal hoje em dia é respeitada pela população e temida pelos bandidos”, destacou Brochi. O vereador também trabalhou pela entrega de 6 motocicletas, 35 equipamentos não-letais (Sparks), 305 cinturões e 4 telas de videomonitoramento.

O parlamentar teve participação ativa em outra conquista: a assinatura do convênio da Prefeitura de Americana com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para integração entre o sistema da Guarda Municipal e a Muralha Paulista, sistema de monitoramento através do uso de câmeras, do Governo do Estado.

O convênio permite uma maior agilidade no compartilhamento de informações entre as forças de segurança do Estado e do município. Essa troca de informações será de forma automática, permitindo assim mais rapidez no atendimento de ocorrências, tanto pela Polícia Militar como pela Guarda Municipal. Exemplo: captura de procurados do sistema prisional e recuperação de veículos produtos de furto ou roubo.

De acordo com Thiago Brochi, o Muralha Paulista é um importante sistema integrado de monitoramento e banco de dados policiais, comandado por Guilherme Derrite, que havia participado (na época do ex-presidente Jair Bolsonaro) da implantação do sistema Córtex, do Governo Federal.

Por fim, o vereador apoiou o projeto de lei 51/2023, de autoria do Poder Executivo, que implantou a Diária Especial por Jornada Extraordinária (DEJE), que garantiu a presença de guardas municipais para proteger as crianças no ambiente escolar.

Noticias relacionadas

Nossas redes sociais

Outras categorias

Principais

Categorias