As novas composições do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Americana tomaram posse nesta quinta-feira (12), durante cerimônia no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Tomar posse significa assumir formalmente uma posição ou cargo, iniciando oficialmente as funções e responsabilidades relacionadas ao cargo para o qual foram eleitos ou nomeados.
Tomar posse significa assumir formalmente uma posição ou cargo, geralmente após um processo de eleição ou nomeação. É o ato de oficializar a entrada de uma pessoa em um cargo, com todas as responsabilidades e funções que ele implica.
Os colegiados realizaram assembleias em 25 de novembro para eleger os representantes da sociedade civil. Ambos os conselhos terão um mandato de dois anos, para o biênio 2024/2026, com a possibilidade de uma única recondução. Nesta quinta-feira, foram definidos os presidentes e vice-presidentes dos conselhos.
Joyce Élene de Taunay foi reconduzida à presidência do CMD (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) , com Léa de Fátima Amabile de Queiroz Telles como vice-presidente. No COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), Ednei Gomes de Caires foi reconduzido à presidência, com Marilza Gomes como vice-presidente.
A composição do CMDM para o biênio 2024/2026 serão representantes governamentais das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Guarda Municipal de Americana, Departamento de Água e Esgoto, Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, FATEC Americana e Polícia Militar Feminina de Americana.
Representantes da sociedade civil das Organizações ou Entidades de Assistência Social, Entidades Educacionais, Entidades Culturais, Entidades Sindicais, Outros Conselhos de Direitos e Políticas Públicas, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Movimento de Mulheres, Movimento Social e Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA).
Já a composição do COMSEA até 2026 serão representantes governamentais das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Representantes da sociedade civil dos Serviços Sociais Autônomos (Sistema S), Comissão de Direitos Humanos da OAB, Entidades, Organizações ou Associações sem fins lucrativos, Conselhos instituídos no Município e Instituições de Ensino e Pesquisa.