Segundo a previsão da agência meteorológica MetSul, divulgada nesta sexta-feira (26), cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro podem enfrentar temperaturas escaldantes de até 40ºC entre o fim deste mês e os primeiros dias de maio.
De acordo com os especialistas, a temperatura tende a ultrapassar em até 5ºC a média habitual, permanecendo elevada por um período de 3 a 5 dias consecutivos. No interior paulista, os termômetros podem chegar a marcar 33ºC nos próximos dias, enquanto no Rio de Janeiro, a máxima prevista é de 40ºC no início do próximo mês.
Além das duas metrópoles, estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul também estão sob alerta, sendo impactados pela iminente onda de calor.
Esta será a quarta onda de calor registrada desde o início de 2024, segundo dados da Climatempo. A explicação para esse fenômeno é atribuída à permanência de uma área de alta pressão sobre áreas do Centro-Sul do Brasil. Essa condição atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste do país, resultando em tempo seco e intensificação do calor.