Seis cães-terapeutas do projeto Patas Solidárias visitaram o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, nesta segunda-feira (25). Esta foi a terceira ação do projeto no hospital neste ano, que também já visitou a Unacon do município. Os cães Tobias, Xubica, Aisha, Desmond, Julia e Browne, acompanhados por seus tutores, circularam por diversas alas do hospital, incluindo a recepção do Pronto-Socorro Infantil e as salas administrativas.
Marcella Pozetti, diretora técnica do hospital, afirmou que a presença dos cães-terapeutas traz bem-estar e cuidado aos pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais leve e divertido. O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, destacou que a interação com os pets auxilia no processo terapêutico, seguindo normas sanitárias vigentes.
O projeto Patas Solidárias foi criado pela veterinária Maria Laura Bignotto Pereira em 2019, com o objetivo de promover visitas regulares em hospitais, asilos e outras instituições assistenciais. A vivência com cães traz benefícios terapêuticos, como a redução do cortisol, diminuição da pressão arterial e melhora da recuperação dos pacientes.
Para participar do projeto, os cães precisam ser obedientes, dóceis, ter mais de 1 ano de idade, estar com a carteira de vacinas atualizada e passar por banho higienizador antes das visitas.