A Vigilância Sanitária de Americana interditou nesta quinta-feira (26) uma Casa de Idosos clandestina na região do São Jerônimo. Cinco idosos estavam com situação emergencial de saúde e foram encaminhados para unidade de saúde. A ocorrência foi registrada como maus-tratos.
Foram encontrados no local 17 idosos e apenas uma funcionária responsável. Os agentes verificaram que o imóvel não oferecia condições de segurança, habitabilidade e higiene. O imóvel era uma residência que estava sendo utilizada de forma improvisada como uma ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos), sem nenhuma regularização.
Imediatamente, os profissionais do setor acionaram a Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD) da Secretaria de Saúde, para avaliação do quadro de saúde dos idosos residentes.
Durante a avaliação médica da UAD, foram identificados cinco idosos que necessitaram de cuidados imediatos, sendo encaminhados para atendimento na UPA Dona Rosa. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também foi acionada e está buscando contato com os familiares dos residentes.
A proprietária do estabelecimento foi encaminhada à Delegacia, para prestar esclarecimentos e a Vigilância Sanitária elaborou um auto de infração e interditou o local.