Consumo moderado de doces pode reduz risco cardiovascular

Foto: Reprodução

Uma pesquisa da Universidade de Lund, na Suécia, aponta que consumir uma quantidade moderada de doces é mais eficaz na redução do risco de doenças cardiovasculares do que evitar o açúcar completamente.

O estudo, conduzido por Suzanne Janzi e publicado na revista *Frontiers in Public Health* no domingo (8), analisou dados de quase 70.000 suecos a partir de dois grandes estudos sobre suas dietas ao longo dos anos. A análise focou no impacto de diferentes quantidades de açúcar na saúde do coração, destacando também a importância de considerar a fonte e o contexto de consumo.

“Embora nosso estudo observacional não possa estabelecer a causalidade, essas descobertas sugerem que a ingestão extremamente baixa de açúcar pode não ser necessária ou benéfica para a saúde cardiovascular”, afirma Janzi.

Ela também ressalta que os resultados, baseados na dieta de uma parcela da população sueca, podem não se aplicar universalmente. “Particularmente relevante neste contexto é o costume social de ‘fika’ — pausas regulares para café e doces, que estão profundamente enraizadas na cultura sueca. Esses resultados podem não se traduzir diretamente para outras populações com diferentes culturas alimentares.”

Noticias relacionadas

Nossas redes sociais

Outras categorias

Principais

Categorias