Cerca de 500 pessoas participaram da Festa das Crianças realizada na Praça Manoel Françoso, na Avenida Gioconda Cibin, no Jardim Brasília, no domingo (29). O evento contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e foi organizado pelo movimento Ações Sementinhas e Associação dos Moradores dos bairros Jardim Brasília e Terramérica (AMBRATA).
A Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura da secretaria realizou uma ação ambiental com a distribuição de mudas, sementes, materiais educativos e cartilha bem-estar animal, exposição dos mascotes ambientais, jogos educativos feitos com materiais recicláveis e plantio de flores, ervas medicinais e flores no jardim sensorial da praça.
Na ocasião, foi lançado o livro “O gigante e o vento”, de autoria de Edna Nardi Mendes Camilo, idealizadora do movimento Ações Sementinhas, publicado com o apoio da Prefeitura e da empresa Papirus.
Os moradores contaram com diversas atividades gratuitas, como piquenique comunitário, pintura facial, brinquedos, circuito no jardim sensorial da praça, contação de histórias pelas artistas Ana Paula Monteiro e Vanessa Aranha e apresentação do palhaço Peteleco.
“Foi uma festa muito bonita, que reuniu as famílias para a confraternização do Dia das Crianças e também para a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, disse a diretora da Unidade de Educação Ambiental, Kátia Birke.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, agradeceu as parcerias nos diversos projetos ambientais desenvolvidos na cidade. “Os eventos na Praça Manoel Françoso, promovidos junto à população, são oportunidades de aprendizado para todos nós, pois incentivam a criatividade, a solidariedade, a união e, principalmente, o amor à natureza. Agradecemos a todos que colaboraram e participaram das atividades”, disse Fábio.
A Praça Manoel Françoso conta com o Cantinho da Leitura “Jequitibá”, inaugurado em setembro pelo prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi, no Dia da Árvore, durante a realização da Semana de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente.
O livro “O gigante e o vento” será utilizado pela Unidade de Educação Ambiental para realização de ações educativas e de sensibilização sobre a preservação e cuidados com as árvores.